Em setembro, aconteceu o Encontro Anual da Aliança Global de Fundações Siemens, na Califórnia (EUA), o momento do ano que as sete fundações que atuam em diferentes partes do mundo e trabalham de forma independente se conectam e garantem o alinhamento de seus propósitos. “O objetivo da reunião é compartilhar boas práticas, aprender com diferentes pontos de vista, comparar perspectivas e discutir desafios e oportunidades”, explica Bianca Talassi Moreira, secretária-executiva da Fundação Siemens, que representou a instituição brasileira no encontro.

Nesta edição, os palestrantes do evento foram expoentes do Vale do Silício, uma região que transpira um contexto inovador e visionário. Dessa forma, o encontro promoveu uma programação voltada para as maneiras em que a tecnologia influencia a responsabilidade social corporativa, a filantropia, as ONGs e outros participantes da sociedade civil. “James Higa, por exemplo, foi muito provocativo em sua apresentação, questionando o status quo, o que tem tudo a ver com o Programa Experimento”, comentou Bianca. Entre as dicas para provocar essas transformações, o ex-conselheiro de Steve Jobs sugeriu que é preciso agir com rapidez, romper barreiras e entender que falhar é uma grande possibilidade.

Além de Brasil e Estados Unidos, Argentina, França, Colômbia, Dinamarca e Alemanha também participaram do evento.