Hoje, em Berlim, 120 especialistas em educação de mais de 30 países apresentaram um documento de posição internacional: “Usando a ciência para fazer o bem social – educação STEM para o desenvolvimento sustentável”. Esses especialistas apoiam uma mudança no setor educacional de STEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática) em direção ao reconhecimento do contexto social e à incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para garantir um futuro palpável para todos, os sistemas educacionais futuros precisarão fornecer educação STEM que promova o pensamento crítico e a ação consciente.
Representantes acadêmicos, políticos e da sociedade civil de iniciativas internacionais de educação STEM se reuniram na segunda edição do “Diálogo Internacional sobre Educação STEM” (IDoS) em Berlim, nos dias 5 e 6 de dezembro. Entre os participantes da conferência de 2019 está o Prof. Andreas Schleicher, Diretor de Educação e Habilidades da OECD. Ao mesmo tempo em que a Conferência do Clima da ONU, em Madri, busca soluções políticas para as mudanças climáticas provocadas pelo homem, os convidados do IDoS estão examinando como a educação STEM pode permitir que as crianças façam contribuições sustentáveis à sociedade.
“Se você olhar ao redor do que está acontecendo no mundo, a necessidade de cooperação entre gerações é clara. Igualmente claro é que a educação STEM formará a base do século XXI ”, disse a Dra. Nathalie von Siemens, diretora administrativa da Siemens Stiftung, que promove a conferência junto com a fundação“ Haus der kleinen Forscher ”(Little Scientists ‘House). . Ela acrescenta: “O desafio do século para o nosso sistema educacional é criar conceitos pedagógicos na educação STEM que fazem mais do que ensinar conhecimento – eles também devem ensinar a solução de problemas, pensamento crítico, criatividade e habilidades sociais”.
Esse tipo de educação STEM ajuda as crianças a assumir o controle de seu próprio destino em um mundo complexo, crescendo como adultos conscientes que buscam respostas para os desafios globais que evitam as consequências locais e globais.
O debate em torno de notícias falsas e ceticismo científico é outra área em que o papel da boa educação em STEM se torna claro: “As descobertas científicas nos permitem tomar decisões objetivas. Queremos conscientizar as crianças desde o início “, disse Michael Fritz, gerente executivo da” Haus der kleinen Forscher “. “A melhor abordagem é a aprendizagem baseada em perguntas.”