5 de outubro de 2013

Precisamos do seu potencial criativo!

empowering people

O “empowering people. Award” lançado pela Siemens Stiftung na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 é direcionado para identificar soluções de baixa tecnologia para combater necessidades básicas dos países em desenvolvimento.

O mundo da Siemens é grande: uma organização internacional que cobre o globo, empenhando-se sempre para estar na vanguarda da inovação e criatividade. Promovendo os valores de nosso fundador Werner von Siemens, a fundação lançou o “empowering people. Award” [Prêmio delegando poderes] para desenvolver a abordagem de empreendimento social nas regiões onde a oferta básica está afetada. O Prêmio, que foi lançado em 16 de junho por Barbara Kux, Membro da Diretoria Executiva da Siemens AG e do Conselho de Trustees da Siemens Stiftung, e Ulrike Wahl, Diretor Superintendente da Siemens Stiftung, visa a identificar e permitir melhor acesso a soluções tecnológicas adequadas como uma das alavancas principais para o desenvolvimento sustentável. Os inventores ao redor do mundo estão convidados a se inscrever como equipe ou individualmente. Esperamos ver inscrições, entre outras, de colaboradores engajados da Siemens.

É muito simples participar do concurso: as inscrições podem ser carregadas no site do concurso e arquivadas nas categorias Água e Águas Servidas, Energia, Alimentos e Agricultura, Gestão de Resíduos e Reciclagem, Habitação e Construção, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicações. inscrições serão então avaliadas e disponibilizadas às pessoas em uma base de dados central de conhecimentos que, junto com as possibilidades de pesquisa, gerarão uma interação direta entre o setor público e o privado bem como o mundo acadêmico, inclusive desenvolvedores e investidores. Facilitar o acesso daqueles que trabalham na área da cooperação para o desenvolvimento é um valor adicional essencial do site e possibilitará uma rápida transferência dos conhecimentos.

De fato, como Ulrike Wahl, Diretor Superintendente da Siemens Stiftung disse à imprensa no sábado: “há mentes brilhantes e soluções tecnológicas poderosas. Há pessoas que estão em contextos vulneráveis que têm uma demanda por serviços básicos e há organizações que tentam resolver essa lacuna e buscar a melhor solução disponível, algumas vezes contida por capacidade limitada. Esperamos propiciar apoio a esses grupos criando uma ferramenta que possibilite interação troca de conhecimentos e cooperação”.

Alguns dos nossos

Membros da família Siemens têm fornecido grandes contribuições no passado. Um exemplo disso é o do engenheiro Piet Chevalier da Siemens Holanda que desenvolveu uma solução para eletricidade verde na forma de turbinas eólicas de fácil fabricação, que estão sendo apresentadas na exposição Tecnologia em Ação durante a conferência da ONU Rio+20. Essas turbinas de 900 watts são feitas manualmente com os recursos disponíveis na região e com materiais no local assim dando poderes à comunidade local para atender algumas de suas necessidades básicas. Uma história inspiradora como essa não só é um exemplo com consequências de longo alcance que a contribuição criativa dos membros da Siemens estende a milhões de vidas, mas também como a fundação e a Siemens AG podem trabalhar em conjunto da melhor maneira possível.

Com prêmios em dinheiro para aprofundarem a invenção e alta visibilidade com publicidade internacional, os incentivos para todos vocês que têm projetos conceituais em mente (ou no fundo de suas garagens!), nunca foram maiores. Essas soluções e esses produtos que usam pouca tecnologia e são relativamente simples podem fazer uma verdadeira diferença – temos certeza que há muitos gênios inventores entre nós e seria motivo de muito orgulho se uma contribuição valiosa partisse de nossa própria empresa.