Através do programa educacional internacional Experimento para professores e alunos, a Fundação internacional Siemens Stiftung busca se envolver em uma educação científico-tecnológica, ancorado em valores desde a primeira infância até o final do ensino secundário. O programa prioriza a experimentação, exploração e compreensão autônoma de fenômenos naturais relacionados à energia, ambiente e problemas de saúde. Através do vínculo entre questões orientadas por valores e processos de ensino-aprendizagem socialmente relevantes, procura-se elevar, ao mesmo tempo, critérios e atitudes orientadas e responsáveis. A fim de facilitar o acesso a uma educação de qualidade, o material de treinamento desenvolvido pela Fundação internacional Siemens Stiftung está disponível em seu portal de mídia, em formato digital, gratuitamente e para todos.

A fundação internacional Siemens Stiftung coordena a aliança global das fundações Siemens, sob a qual o programa Experimento é promovido conjuntamente. Desde 2014, a Fundação Siemens Brasil coopera com instituições educacionais de renome para contribuir com Experimento ao treinamento inicial e contínuo de professores, que se concentra em melhorar o ensino dos temas de ciência e tecnologia em toda a cadeia educacional. Entre seus aliados estão Colégio Visconde de Porto Seguro, Educação Metodista, Grupo Ser, Prefeitura de Jundiaí, Instituto Qualidade no Ensino, Prefeitura de Juquitiba, Instituto Ayrton Senna, Escolas Associadas da Unesco, Escola de Inventor, Instituto Sabin, Atina Educação, BASF, Prefeitura de Guaratinguetá, FCA, Prefeitura de Paulista e um número crescente de escolas em todo o país.