O Projeto Formare é um programa de aprendizagem profissional que desenvolve, através da ação voluntária, a potencialidade dos jovens residentes em comunidades no entorno da Siemens. Idealizado em 1988 pela Fundação Iochpe, o Formare trabalha com o modelo de parcerias entre empresas na implementação de cursos de educação profissional para jovens com idade entre 16 e 21 anos.

Inaugurada em 2012, a primeira Escola Formare Fundação Siemens funciona dentro do complexo industrial da Siemens em Jundiaí (SP). Os cursos oferecidos capacitam os jovens tanto para a área administrativa, quanto para a técnica, preparando para o mercado de trabalho e contribuindo para a formação de profissionais de alta performance. As aulas contam com conteúdos semanais e para cada disciplina é formado um time de Educadores Voluntários – colaboradores da Siemens que transmitem o próprio conhecimento, focados em desenvolver em seus educandos, competências para o trabalho e para a vida. A sala de aula possui toda a estrutura de uma escola e a procura pelas inscrições aumenta a cada ano mostrando o sucesso do programa, fruto da dedicação dos jovens e dos educadores que, em conjunto, formam um time que trabalha duro pelo futuro do Brasil.